<body>







Biografia da Cantora Selena: Selena y Los Dinos

domingo, setembro 18, 2005

Selena y Los Dinos


Image hosted by Photobucket.com

" Em certas áreas de Texas, como no Vale, por exemplo, música de acordeão é muito forte, Quando nós íamos para o Vale, nós tocávamos mais canções ao som do acordeão feito nos teclados. No lado oeste do Texas, o público gostava mais de cumbias, assim nós tocávamos mais cumbia. E em Houston e Dallas, o público jovem gostava mais de musica pop, então nós tocávamos pop ". Disse Abraham.

Daniel Bustamente, produtor do Festival de musica chicana de Houston, se lembra do primeiro aparecimento de Selena no Teatro Miller Outdoor, quando ela tinha apenas 15 anos. " Ela estava nervosa, " ele afirmou. Mal a música começava todos ficavam impressionados com o alcance de sua voz. Selena fazia coisas diferentes com sua voz, de um certo modo ela se assemelhava a uma cantora de ópera".

Por volta de 1988, Selena já era tão popular no mercado da música tejana que recebeu o prêmio como a melhor vocalista feminina da música Tejana, na Premiação de música em na San Antonio. Ela ganharia esse prêmio durante sete anos consecutivos.

Os álbuns de Selena que eram vendidos pelo selo Manny estavam alcançando a marca de 20.000-25.000 cópias, uma marca respeitável para um artista de música Tejana regional. Ela também estava construindo gradualmente uma ótima reputação além dos arredores do Texas.


Pórem os Quintanillas não estavam ficando ricos . Johnny Canales, um famoso apresentador de rádio e tv em Corpus, recorda uma viagem que ele fez para Idaho na companhia da banda no ônibus deles. Segundo Canales, Selena e sua família viveram tempos difíceis, por isso para ela, os tempos bons não eram nada. Ela nunca mudou seu jeito de ser.


Na frente do ônibus da banda, sobre o pára-brisa havia uma frase que dizia: Ninguém que você conheça e eles mantiveram essa frase.



Foto do ônibus


Selena e Johnny Canales

Image hosted by Photobucket.com

O ponto decisivo na carreira de Selena aconteceu em 1989. Jose Behar, o representante da Sony no ramo de música latina, há pouco tinha fundado uma gravadora a EMI latina. Ele vinha às premiações de música tejana à procura de novos artistas para contratar. Selena foi a primeira descoberta dele. " Eu estava com um amigo meu, Mario Ruiz que é agora o presidente de EMI no México. Nós estávamos na parte de trás do auditório quando nós a vimos. O Mario e eu olhamos um para o outro, e dissemos UAU!!! Isto é especial. Behar disse.


" Mas virei para ele e disse, Isto é interessante. Mulheres não vendem na mercado de tejano. ' E elas realmente não vendiam. Contudo eu disse até agora. Isto era exatamente o que eu estava procurando. ' Assim eu fui até os bastidores conhecê-la e ela disse, `Vocês são da EMI?' Sim somos. ' E ela continuou falando com algumas outras pessoas. Eu disse, `Com licença eu, eu realmente sou da EMI. ' E ela disse, sei..., meio incrédula. Eu acho que ela pensou que eu era fã ou algo parecido, eu não sei. " Eu acabei falando com o dela.

O motivo pelo qual eu contratei Selena, e a família dela sabe isto, não foi porque ela venderia muitos discos no mercado Tejano. Juro por Deus que eu nunca pensei que ela venderia meio milhão de unidades em espanhol. Não estava no programa de trabalho. " A razão pela qual eu a contratei foi porque eu pensei que eu tinha a próxima Gloria Estefan ". Os primeiro discos com a EMI venderam um pouco mais do que os discos lançados na antiga gravadora a , Manny.

A grande reviravolta ocorreu quando Selena gravou " Buenos Amigos, " um 1991, um dueto com Alvaro Torres. Graças, em parte pela vídeo pela produção sofisticada do vídeo que mostrava Selena e Torres que cantando em frente de uma orquestra, a balada conquistou o primeiro lugar nas paradas latinas da billboard, introduzindo, deste modo, Selena em todos sos lugares.


Selena , muito emocionada, recebendo disco de ouro pelo disco Entre a mi mundo de 1991 das maãos de presidente da EMI José Behar
Image hosted by Photobucket.com

Em seguida ela gravou uma participação especial em" Dondequiera Que Estés " com o cojunto Barrio Boyzz, que era uma banda de jovens latinos no estilo New kids on the block e Boyz II Men. No vídeo, Selena era vista cantando e dançando com o grupo Barrio Boyzz, num cenário urbano. Claramente, havia mais nesta cantora do que somente acordeões e chapéus de vaqueiro. Estes dois vídeos abriram as portas
para Selena entrar no mercado latino internacional com os próprios seus próprios sucessos, " La Carcacha " e " Como la Flor ".


Selena gravando com o grupo Barrio Boyzz

Enquanto artistas da música Tejana como os Mazz e La Máfia faziam muito sucesso pelo México em turnês, Selena foi a primeira cantora a conquistar a audiência enorme do sul" Pela primeira vez, nós expusemos para mexicanos o que a música Tejano era, " diz Behar. " E uma vez que você entra no México acaba repercutindo na Califórnia ". Canales cujo programa de TELEVISÃO em Corpus Christi é internacionalmente assistido, concordou, o México era a chave. " Assim que ela conquistasse o México, nós sabíamos que ela iria conseguir " ele diz. " Para um artista de música Tejana, entrar naquele mercado é difícil. Ela assumiu esse desafio sem problema algum

O sucesso de Selena no México e outros países latinos americanos tiveram a ajuda de A.B. A sua habilidade de captar um som tropical, internacional. Onde as raízes mais profundas da música Tejana estão nos ritmos de polca no norte do México, Selena y Los Dinos convidaram os ouvintes para " Baila Esta Cumbia ". Cumbia um ritmo afro-caribenho, parente da salsa e merengue, originado na Colômbia. Migrou para o Norte através da América Central e México, a música se adaptou em cada região.

Na Colômbia, é tocado freqüentemente em um estilo de grandes bandas, como salsa. No Texas, a cumbia é tocada com acordeão. O estilo que AB e Selena faziam era mais ambicioso. Em " Tecno Cumbia, " do 1994 álbum " Amor Prohibido, " ele somou elementos de funky, reggae e salsa em uma mistura de dança de alta tecnologia. " Eu estudei isto, e eu achei um modo para fazê-lo, " A.B. disse em uma entrevista três semanas antes da morte de Selena. " O estilo cumbia pode chegar em Porto Rico, Nova Iorque, Miami, México, em qualquer lugar ",.


Para A.B. a música tejana não tinha crescido muito nos últimos 10 anos. O que mudou foi a postura de certos artistas de música Tejana para atrair um maior número de público latino. "Eles nos chamam Tejano, e sim, nós somos do Texas. Mas muita música que nós estamos tocando é do México e América do Sul. A música de Selena y Los Dinos' é " uma mistura de tropical, reggae, cumbia, todas estas coisas. E tinha influência pop também". Disse Ab.

A.B., que produziu os álbuns espanhóis de Selena, também era co-produtor no álbum em Inglês de Selena. Embora AB reconhecesse as razões da gravadora em trazer produtores de fora, ele sentia que tinha uma certa vantagem em relação aos outros compositores e produtores que trabalhavam com Selena. "Eu estou com Selena desde quando ela tinha seis anos " Eu tocava com meu baixo todas as noites junto com Selena. Eu sentia a vibração e sua reação ao cantar as músicas. Era muito fácil compor para ela. Afirmou AB.

" Amor Prohibido " chegou as paradas em primeiro lugar, incluindo os sucessos, " No Me Queda Más," " Bidi Bidi Bom Bom " e " Fotos y Recuerdos ". Esta última melodia é uma versão espanhola inspirada em Chrissie Hynde e os Pretendentes ' clássico dos anos 80, chamado "Back on the Chain Gang." O álbum ultrpassou o disco Mi Tierra " de Gloria Estefan e vendeu mais de 800.000 cópias. É esta destinado a passar de 1 milhão de este ano(1995).


A.B. realizou só a metade do que ele tinha a intenção de fazer em " Amor Prohibido ". Apesar do sucesso de Selena no mercado de música espanhola. Selena cresceu falando inglês. No começo da banda, Abraham(seu pai) teve que lhe ensinar foneticamente as letras espanholas. Ela estava impossibilitada de fazer entrevistas com as mídia mexicana sem um intérprete. " Meu primeiro idioma é espanhol, e o dela é o inglês, " diz Manolo González, cubano, vice-presidente da EMI no escritório, em San Antonio "Quando ela falava comigo, ela falava em Inglês, nunca em Espanhol.

3 Comments:

Blogger geice said...

vc e muito linda e uma pena q akela desgracada tenha atirado em vc,vc era muito nova pra morrer tinha muito sonhos assim como eu vc tem a mesma idade da minha mae agora se tivesse viva sabe queria saber mais de vc eu venho seu filme q gravei nao canso de ver e todas as vezes eu choro te adoruuuuuu gostaria de saber mais de vc

11:23 PM  
Blogger geice said...

devido ela ter a mesma idade da minha mae se estivesse viva ainda sou super fa dela e gostaria de saber mais dela e q fim deu nos los dinos quem souber entrem em contato comigo por favor obrigado

11:25 PM  
Blogger brenda said...

tenho 13 anos e vi o filme da selena y los dinos e fiquei tao comovida que sonhei com o filme perguntei sobre a selena o dia inteiro para os meu parentes e presiso saber mas me procurem no face brenda silva ty amo muito selena e vc agora e minha idola

5:01 PM  

Postar um comentário

<< Home