<body>







Biografia da Cantora Selena: Quem foi Selena?

domingo, setembro 18, 2005

Quem foi Selena?



Embora os álbuns de Selena em espanhol tivessem alcançado o topo das paradas latinas e ficado semanas nos primeiros lugares depois de sua morte, muitos ainda estavam desejando saber como a cantora texana poderia ter ganho tantos seguidores dedicados. Enquanto Howard Stern, um radialista polêmico que na época fez troça sobre a tragédia, outros simplesmente perguntavam, "Quem é Selena" ?

A terceira filha de Abraham e Marcela Quintanilla, Selena nasceu 16 de abril de 1971, no Hospital de Comunidade de Brazosport. A família viveu em Lake Jackson onde Abraham foi empregado da empresa Dow Química Cia, como um despachante.

Image hosted by Photobucket.com
Foto da familia Quintanilla na década de 70, Selena está nos braços de seu pai na foto

Para Abraham, parecia que Selena já tinha nascido feliz. " Ela era cheia de vida, " dizia seu pai " Ela sempre estava brincando e fazendo palhaçada ao redor ".

Image hosted by Photobucket.com

Para os vizinhos em Lake Jackson - 55 milhas no sul de Houston - os Quintanillas pareciam ser família patriarcal muito amável "Eles eram uma família muito unida. As crianças eram muito bem-educadas" diz Carmen Read, que viveu com seu marido Ed e os dois filhos perto da casa dos Quintanillas' na Rua Caladium.
A.B. (abreviação para Abraham Quintanilla III) era oito anos mais velho que Selena; Suzette tinha quatro anos a mais. " Eles eram tão unidos, nunca presenciei qualquer briga entre eles. Eu nunca vi qualquer discussão entre eles enquanto brincavam. Eles nunca reclamavam de coisa alguma" diz o amigo de infância de AB, David Read. Carmen tinha uma atenção especial para com os Quintanillas porque eles eram na ocasião, uma das poucas famílias hispânicas em Lake Jackson. Eles a faziam lembrar de sua própria infância : Carmem cresceu em uma das únicas famílias mexicano-americanas em Silsbee, no leste do Texas.

Foto descontraída dos irmãos Quintanilla: AB III, Selena e Suzette
Na adolescência
Image hosted by Photobucket.com


na fase adulta


Image hosted by Photobucket.com
Aqui já adultos posando para uma revista

Eu sempre senti que (Abraham) talvez fosse um pouco rigoroso com as crianças. Ele era um típico mexicano trabalhador muito rígido . Ele definitivamente era o chefe da casa. Eu fui criada naquele mesmo tipo de casa. Talvez seja por isso eu sempre prestei mais atenção neles. Mas eu acho que as pessoas que viviam aqui sabiam que eles não eram uma família comum no cotidiano. Carmen afirma.

Abraham reconhece que ele era um pai rígido. Ele não permitia que seus filhos dormissem nas casas de outras crianças, e ele não acreditava em encontros casuais. Se ele foi muito duro com as crianças, ele diz, é porque ele se lembrou da sua própria infância violenta em Corpo Christi. "Todos estes anos, sabia onde minhas crianças estavam 24 horas por um dia, Talvez eu me excedi nisto, eu não sei. Eu apenas não queria que eles passassem pelo que passei. Eu era uma criança de rua. Meus pais não me podiam me controlar quando eu era jovem ".

Desde cedo, Selena começou a exibir uma personalidade irreprimível que lhe era muito peculiar. Nina McGlashan, professora do primeiro-grau de Selena da Escola O.M. Roberts, se lembra dela como uma criança muito agradável. "Ela tinha uma personalidade desinibida. Ela era ansiosa para agradar e ansiosa para aprender. O tipo de criança que você gostaria de ter em uma classe. Também, eu me lembro que ela tinha um pouco timidez". Diz o Nina Smith.


foto de Selena na escola .Clique na foto para ampliá-la

Desde cedo todas as três crianças dos Quintanilla mostraram um interesse pela música, segundo o pai. Esse interesse veio naturalmente. Nos anos cinqüenta e sessenta, antes de se mudar para Lake Jackson, Abraham era líder de uma banda em Corpus Christi chamada Los Dinos. O nome foi tirado da gíria italiana los muchachos. Los Dinos cantavam uma mistura de rock and roll e música mexicana tradicional, com vocais sempre em harmonia. Mas nessa época, as oportunidades eram limitadas para esse estilo de música que era conhecida como Tex-Mex ou música chicana.


Abraham perdeu o interesse eventualmente pelo negócio de música e conseguiu um trabalho na empresa Química Dow , a fim de sustentar sua família. Selena tinha seis anos quando Abraham percebeu que ela tinha uma voz notável. Ele estava ensinando A.B. alguns acórdãos no violão, quando Selena começou a cantar. "Eu sempre quis voltar ao mundo da música, mas eu sentia que já estava envelhecendo, e minhas crianças estavam crescendo. Quando eu descobri que Selena poderia cantar, eu vi a chance para voltar ao mundo de música através de minhas crianças".

Abraham estava convencido de que ele tinha um talento especial para desenvolver nas crianças. " Eu sentia que Selena tinha um dom para cantar desde pequena, " ele diz. " Ela tinha jeito de artista. Claro que, ninguém acreditou em mim, naquele momento ". Com o apoio de sua esposa, Abraham transformou a garagem dele em um estúdio de música. Um amigo deu um velho baixo de Silvertone, e ele comprou baterias. A.B. pegou o baixo, e Suzette foi nomeada para tocar baterias."Eles não sabiam nada sobre musica, " Abraham diz. " Eu apenas coloquei os instrumentos nas mãos deles e disse, ' certo, vamos. ' No princípio, eles eram muito jovens, " ele diz. " Eles não prestavam muita atenção. Eles quereriam ir brincar com as outras crianças.

Então eles começaram na música. A pequena banda familiar ensaiava quase diariamente depois da escola. " Nós fizemos todas as coisas de criança normais juntos. Mas eles sempre sabiam qual a hora para ensaiarem. Eu entrava lá e às vezes assistia. Selena sempre parecia estar se divertindo muito". diz o David Read amigo de infância de AB


Não demorou muito para Abraham deixar o emprego e abrir um restaurante de comida mexicana Papagayo- em Lake Jackson. Ele tinha em mente que o lugar teria um palco e uma pista de dança. Selena e a banda se apresentavam nos fins de semana e ganharam admiração dos freqüentadores do restaurante. " Era tão incomum, você não esperava ver uma criança se levantar e cantar em um restaurante assim. A voz dela era um pouco acima do tom ideal, mas Selena cantava sempre com muito entusiasmo. Ed Read afirma.

Abraham guarda uma fia de Selena aos nove anos de idade cantando uma versão espanhola super clássica de Rick James' Super Freak. Eu posso vê-la em minha mente, " Abraham diz. " Ela era uma ótima dançarina desde menina. Ela tinha o que as pessoas negras chamavam de Soul. E ela poderia cantar qualquer tipo de música ". Afirma seu pai.


Rena Dearman uma cantora de 19 anos respondeu a um anúncio de Abraham para violonista e um tecladista . Ela tocava teclado e seu parceiro e futuro marido (Rodney Pyeatt) teclados.

Image hosted by Photobucket.com

Aqui temos uma foto de Selena no centro, aos 9 anos cantando com a banda no restaurante de seu pai em Lake Jackson. Da esquerda a direita: Abraham Quintanilla, Rena Dearman, Selena, Rodney Pyeatt, Suzette e A.B.

Dearman diz que ela ficou impressionada a primeira vez em que ouviu Selena cantar. " Eu não esperava ouvir o que eu ouvi. Claro que, a entonação dela ia ser mais alta. Mas é o que ela fazia com as notas. Esta menina tinha algo de especial. Ela poderia dar certo." Ela cantava como adulta. Abraham forçava a banda a trabalhar e estar sempre melhorando, Dearman diz. Diariamente quando não estavam se apresentando no restaurante, eles ensaiavam na garagem. O repertório era principalmente os 40 sucessos cantados em inglês e ocasionalmente, músicas antigas em espanhol, traduzidas por Abraham. Então ele começou escrevendo as próprias canções dele em espanhol para as banda.

Dearman começou a se sentir bem próxima da família dos Quintanilla , e ela observava o jeito de Abraham. Ele tinha um temperamento forte, mas ele era justo. Eu respeitava o que ele estava tentando realizar. Ele tinha uma meta. Ele sabia o que ele estava fazendo. E ele era um pai bom. Ele amava essas crianças".

15 Comments:

Blogger pãocomovo(TT) said...

...desde o dia que assisti o filme fiquei fã.....

5:03 PM  
Blogger Carmen Mourão said...

Parabéns!!!
nunca ví uma biografia tão completa em português só sentí falta de referências. mas está tudo muito bem organizado

10:51 AM  
Blogger Carmen Mourão said...

Parabéns!!!
nunca ví uma biografia tão completa em português só sentí falta de referências. mas está tudo muito bem organizado

10:51 AM  
Blogger Unknown said...

uma pessoa que eu amo muito o filme é muito legal e me faz chorra muito beijao para todoss

10:54 AM  
Blogger Unknown said...

selena é uma pessoa que eu gosto muito o filme deela é muito legal beijao para todos

10:57 AM  
Blogger Marcia said...

Depois de assistir ao filme, virei fã. Selena foi maravilhosa e com certeza uma grande perda no mundo.

5:50 PM  
Blogger Marcia said...

Depois de assistir ao filme, virei fã. Selena foi maravilhosa e com certeza uma grande perda no mundo.

5:51 PM  
Blogger maya said...

assisti o filme duas vezes, e me emocionei muito com a historia e a alegria de viver. pena ela ñ ter vivido muito, mas o pouco q ela viveu trouxe muita alegria por onde passou

5:52 PM  
Blogger Lucy said...

Já faz muito tempo que assisti pela primeira vez o filme. Desde então sempre que passa eu assisto. É incrível com a Jhenifer Lopez se parece com Selena no filme.
Sempre me emociono com a história.
A garra, os sonhos, a alegria o exemplo de mulher e filha que ela foi me conquistou apesar de não estar mais aqui. Ao ver o filme sempre fico indiguinada com o que aconteceu.
Sempre penso nela e como ela seria agora.
Quando tudo isso aconteceu eu ainda era pequena. Mas tenho lembrança de um música dela em inglês (romantica) sempre achei a música bonita. É uma pena hoje em dia não ouvir, não passa nas rádios nem mesmo álbuns a venda, tipo perfil Selena. Eu gostaria muito de ter essa lembrança.
Aqui deixo o meu carinho e adimiração a Selena e a Família dela que Deus os Abençoe!

Luciana S.C.

6:45 PM  
Blogger vanessa said...

Eu me emociomei muito com a história de Selena que pena que ela morreu muito cedo e não mostrou mais o seu talento.
Selena me parecia ser muito feliz com sua vida de cantora e gostava de ser vista por todos os seus publicos quem dera que Selena podesse volta pra nós mostra o resto do seu sucesso

9:51 AM  
Blogger girl said...

dizem que sou parecida com voce!assisti o filme ,nossa que tristeza senti.mas tudo nao acontece se nao e permissao de deus.

12:58 PM  
Blogger girl said...

saudades....menina de ouro.pena que se foi ,mas nada acontece sem permissao de deus.

1:04 PM  
Blogger micaela said...

eu a conheci depois que assisti o filme dela fiquei inprecionada com a historia dela sou fã dela pra caramba nunca esquecerei dela essa grande cantora mexicana SELENA

4:26 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:38 AM  
Blogger Unknown said...

Depois que eu assisti o filme sobre o pouco de vida que ela teve eu começei a pesquisar mais sobre oque aconteceu com ela enquanto vivia e cada dia descubro mais.E oque me deixa muito "P" da vida é que a pessoa que matou ela era a lider de seu fã clube,eu fiquei indignado com isso. Este blog foi muito bem escrito,eu adorei

12:41 AM  

Postar um comentário

<< Home