<body>







Biografia da Cantora Selena: Como tudo começou

domingo, setembro 18, 2005

Como tudo começou

Como se mostrou, Abraham era melhor como empresário da banda do que administrador de restaurante. " Eu era inexperiente no negócio de restaurante. Um dia, eu decidi que isso era o que eu queria fazer. Na semana seguinte, eu já estava arrendando o lugar. Eu tive uma grande despesa. Todo o dinheiro que eu tinha economizado foi utilizado no custo inicial da inauguração. "No começo dos anos 80, os negócios envolvendo petróleo começaram a ficar escassos e atingiu o restaurante que faliu. Abraham teve que pedir emprestado dinheiro do seu irmão Hector e se mudou com a família para sua cidade natal em Corpus.

A banda se tornou a única fonte de renda da família. Poderia ser uma situação desesperadora. Mas Abraham não viu deste modo. " Eu sempre soube que Selena seguiria em frente. Eu nunca tive qualquer dúvida ". A banda viajava por toda parte do Estado do Texas, Lake Jackson, Laredo, El Paso, tocando em pequenos clubes, em festas de casamento. Havia sete pessoas no furgão velho. Abraham era o gerente e engenheiro de som e Marcela lhe ajudava. Selena se matriculou na escola secundária em Corpus. Mas a agenda da banda a forçava freqüentemente, a perder as aulas das sextas e das segundas. Depois de alguns meses, ela desistiu e continuou a estudar por cursos de correspondência.

Nem todo o mundo aprovava o estilo de vida incomum da família. Abraham nos conta que tanto seu pai como seu irmão lhe diziam, " Você vai arruinar suas crianças. Eles serão cercados por bêbados e drogados. Esse ambiente vai afetá-los ". Mas Selena não parecia chateada por não ter uma adolescência normal. "A única coisa que eu sabia é que ela amava o que fazia. Ela estava se divertindo. Eu não penso que ela teria sido feliz fazendo qualquer outra coisa se ela não estivesse cantando. Quando ela estava no palco, ela fazia seu melhor. Se as pessoas interagissem com ela, era melhor ainda". Afirma Dearman


Enquanto Selena era a estrela do espetáculo, ela permanecia sempre a mesma, não se afetava com a atenção que recebia do público quando estava no palco. Segundo Dearman, " Ela nunca se punha altiva conosco. Ela nunca mudou. Ela sempre foi uma pessoa amorosa e ao mesmo tempo divertida". A maioria das recordações vívidas por Dearman junto aos Quintanillas no início da banda são as conversações longas que ela compartilhava com a família na parte de trás do furgão. Enquanto Pyeatt e Abraham às vezes se ocupavam de intensas discussões religiosas - Pyeatt era batista e AB era testemunha de Jeová - ass crianças se divertiam
" Eu sei como eles conseguiram ser do modo como são hoje, " Dearman diz. " É por causa de seus pais. Selena cresceu para ser uma boa menina. Eles foram educados para terem ética no trabalho, compaixão e não desprezarem as pessoas. Eles acreditavam que se você trata bem as pessoas, você seria recompensado ".

Dearman deixou a banda de Selena y los dinos quando Pyeatt decidiu formar a própria banda country. Ela realmente não queria deixar a banda, mas ela sentiu que tinha que seguir o marido dela. O casal se divorciou depois de alguns anos. " Eu estava disposta a voltar para a banda custasse o custasse " ela diz. " Eu tinha tanta confiança em Abraham. Ele ia fazer todo o mundo ver o que ele viu em Selena. Eu sei que A.B. sentia-se do mesmo modo. Eles sabiam que tinham algo especial lá".

Mas devido ao seu orgulho e convicção, Abraham admitiu que teve uma experiência que lhe abriu os olhos. Foi quando ele agendou a banda para abrir o show do conjunto Mazz no parque de diversões em Angleton. Era 1983. Mazz era na ocasião febre do momento o grande sucesso do mercado de Tejano.

" Quando nós chegamos no corredor, toda a banda Mazz já tinha se instalado Abraham disse. " Quando eu vi todo o equipamento, eu me apavorei. Quando eu tocava na minha adolescência não existia aquele tipo de equipamento. Eles tinham 30 alto-falantes de um lado e 30 do outro." Eu perguntei para meu filho A.B, Você conhece isso? Eu penso que nós estamos no lugar errado. Eu penso que esta é uma festa de rock and roll ou algo parecido. Nós começamos a sair quando o promotor de eventos do lugar entrou. Eu disse, `Este é o lugar onde nós iremos nos apresentar hoje à noite? ' Ele disse, `Sim. ' Eu perguntei de quem era o equipamento? Ele disse, dos Mazz. ' " Aquela noite, depois de Selena abrir o espetáculo para eles, eles subiram no palco. Fiquei totalmente assustado. Aquele som de bateria era tão poderoso que minha camisa tremia, e eu nunca tinha visto fumaça e luzes daquele jeito.

Nos bastidores, eu não queria que minhas crianças voltassem para lá ". Eu estava envergonhado. Nós tínhamos um som de quinta categoria. Eu descobri naquela noite que as coisas tinham mudado desde a última vez em que participei do mundo da música.

Selena fez a sua primeira gravação comercial com Los Dinos quando ela tinha 12 anos. O primeiro álbum dela, " Mis Primeras Grabaciones, foi lançado em 1984 em Corpus Christi pelo selo Freddie um dos mais velhos e estabelecidos selos da TEX_MEX. Rick Longoria que criou a campanha para o dono do selo e produtor Freddie Martinez pediu que Selena colocasse os vocais em apenas algumas chamadas. " Ela era muito profissional. Ela ficava sentava lá fazendo coisas de menina enquanto a gravação prosseguia.
Ela era muito amável. Era difícil de acreditar que ela era a vocalista. Mas quando ela começava a cantar, não havia qualquer problema. Eu fiz sessões de gravação com pessoas com o dobro da idade dela e ficávamos repetindo várias vezes porque as pessoas não faziam direito Longoria diz."

Selena gravou com o selo de Freddie Martinez um único álbum, Ya Se Va, mas o álbum não vendeu bem. Então, Selena y Los Dinos trocaram de gravadora, foram para Cara, depois mudaram para Manny selo. " Desde o começo, nós achávamos que ela tinha talento. Mas ela ainda precisava se aprimorar. Nós pensávamos que ela levaria aproximadamente três ou quatro anos para estar realmente pronta e foi exatamente o que aconteceu.

Enquanto Selena surgia como um artista gravando discos, A.B. se desenvolveu como compositor e produtor. Ele era motivado pela necessidade de proporcionar à Selena material original e com forte apelo para o público. "Nós não tínhamos nenhuma canção. Nós constantemente estávamos procurando por material. Então, A.B. procurou por Luis Silva que era um compositor renomado no mercado, mas ele o ignorou. A.B. ficou chateado. Eu disse, 'Filho, você precisa entrar no seu quarto e botar sua cabeça para funcionar, até que você escreva algo bom. Isso era o começo ". Disse Abraham .

E então, depois de muito esforço AB compôs sua primeira música Dame un Beso, " era um hit moderado. A.B., que já era o arranjador da banda e produtor, logo assumiu como o compositor das músicas de Selena. Também Ricky Vela escrevia, às vezes em parceria com AB. Embora Selena pudesse cantar em qualquer estilo, a aproximação versátil da banda ocorreu não somente pela necessidade como também por escolha.




Montagem da década de 80. Selena no show o Johnny Canales

Free Image Hosting at www.ImageShack.us